Vida na cidade X Vida no interior da Irlanda

Vida na cidade X Vida no interior da Irlanda

Vida na cidade X Vida no interior da Irlanda


Por: Larissa Pinheiro

Oi, gente! Vim escrever para vocês hoje sobre a minha experiência morando no interior da Irlanda.

Quando comprei meu intercâmbio eu tive opção de vir para os seguintes lugares aqui da Irlanda: Cork, Galway e Dublin. No final eu fechei com a empresa da minha escolha para vir estudar em Dublin. Nasci e me criei numa cidade grande e achava que nunca ia me adaptar morar no interior.

Cheguei em Dublin eu morava um pouco longe do centro, mas ainda assim havia bastante agitação e coisas por perto como pubs, supermercados, farmácias e etc. Depois de três meses eu me mudei para longe de Dublin para trabalhar de au pair na casa de uma família em Carlow (1h30 de dublin de ônibus ou 1h de trem). Morando em Carlow percebi que era tudo mais limitado: a cidade só tinha um parque, poucas lojas em comparação a Dublin, não havia luas nem ônibus circulando por dentro da cidade. Mas de qualquer forma era muito fácil ir para Dublin pois haviam ônibus de viagem e trem durante o dia e a noite.

Depois que sai do au pair voltei a morar em Dublin e dessa vez eu morava no centro da cidade. Tudo muito mais acessível, mais perto e fácil de ir para todos os lugares. Alguns meses depois meu namorado me chamou para morar com ele, ele é do condado de Roscommon e eu já conhecia a cidade dele pois eu vinha para cá aos finais de semana.

A cidade que moramos se chama Strokestown e fica no interior da Irlanda, no condado de Roscommon e na província de Connacht. Estamos longe de Dublin, a viagem de ônibus leva 2h30 ou mais dependendo das paradas que temos no meio do caminho. Então o jeito é se conhecer o que temos por perto. Vamos lá falar sobre Strokestown!!! O que temos para oferecer?

A cidade possui:

  • Cinco pubs

  • Um hotel (Percy French hotel)

  • Dois supermercados (lojas de conveniência – Spar e centra)

  • Um parque (Strokestown park house)

  • Irish National Famine Museum (fica lá no Strokestown Park House)

  • Uma escola

  • Uma pré escola/play school

  • Correios

  • GAA – Gaelic Atletic Association

  • Uma igreja

  • O campo de gaelic football

  • Restaurantes/take away

  • Pessoas muito simpáticas <3

  • Pequenos comércios (loja de presentes, floricultura, salões de beleza, tabernas/mercearias…)

Strokestown é uma cidade muito pequena, todo mundo se conhece, tudo aqui é muito calmo, tranquilo e muito mais silencioso também. Morando aqui percebi como é boa a vida longe da cidade grande, mesmo não tendo toda a conveniência que encontro em Dublin mas ainda assim prefiro morar aqui. O aluguel é muito mais barato! Com €400 ao mês vc aluga uma boa casa, o que na capital vc consegue, com muita sorte, um quarto single nesse valor. Hoje em dia posso dizer que sendo uma pessoa que nunca viveu longe da capital antes, eu me sinto muito mais feliz morando longe dela. Por que digo isso? Vou listar alguns motivos:

1. Segurança

Apesar de muita gente pensar que a Europa é segura em qualquer lugar, não é bem assim! Quem mora no centro de Dublin e seus arredores já viu muita coisa. Aqui no interior da Irlanda, por ser bem afastado da capital e por ser uma cidade bem pequena, como mencionei antes: todo mundo se conhece. Aqui tem muito aquela cultura das pessoas irem uma nas casas das outras pra tomar um chá, jogar conversa fora e etc. Inclusive algumas pessoas nem trancam suas casas durante o dia.

2. Paisagensinterior da Irlanda

Irlanda + paisagens lindas = tudo a ver! Bom, esse tópico acho que dispensa comentários, né? A Irlanda é linda e o
interior tem cenários maravilhosos! Eu adoro passear de carro com meu namorado e ver o campo, as ovelhinhas passando… Tudo lindo demais, gente!

3. Pubs

Os pubs de Dublin são legais, sim, eles são. Mas os pubs daqui do interior são bem mais animados e vc pode se inserir bem na cultura local. Aqui eles tem na programação música tradicional irlandesa ao vivo, noites de quiz e muito mais. Sem falar que a pint é muito mais barata que o Temple Bar.

4. Eventos anuais

Strokestown é. sem dúvida, é a cidade com mais festivais tradicionais durante o ano. Nossa cidade é sede do Strokestown Poetry Festival, ele acontece entre abril e maio e é um evento conhecido no meio literário. Eu participei esse ano e foi muito legal. Outro festival é o Strokestown Agricultural Show no mês de setembro, nele temos exposições de animais rurais, venda de produtos feitos nas fazendas como carne, leite, chocolates e outros – o desse ano foi ótimo, comprei um chocolate caseiro maravilhoso! Outro festival o qual participei foi o Féile. Esse evento acontece no mês de outubro e é em memória ao músico Frank McGann que nasceu aqui no condado de Roscommon.

5. Custo e qualidade de vida

Aqui nós temos um custo de vida muito mais barato do que a capital. Apesar de precisar ir pra cidade vizinha pra ir aos grandes supermercados daqui do país, ainda assim nosso custo de vida é mais barato. Os pubs também tem suas bebidas com preço mais acessível. E as casas? Ah as casas do interior!! Elas são grandes, confortáveis, espaçosas, quentinhas… e o aluguel é mais barato do que a cidade grande. Enquanto em Dublin pessoas pagam trezentos euros por um quarto compartilhado, aqui vc consegue pagar quatrocentos por uma casa inteira.

Bom, listei cinco dos motivos os quais eu gosto de morar no interior da Irlanda e porque me considero feliz morando aqui. Meu conselho é: EXPLORE E CONHEÇA! Irlanda não é só Dublin e seus arredores, tem muita coisa interessante em todo o país.

Tchaaaauuuu!
XOXO

escolher agência de intercâmbio para os EUA
Up Next:

HOW TO: escolher agência de intercâmbio para os EUA

HOW TO: escolher agência de intercâmbio para os EUA