Passo a passo para tirar passaporte brasileiro sem complicação

Passo a passo para tirar passaporte brasileiro sem complicação

Está pensando em tirar passaporte brasileiro? Se para viajar dentro do país basta o RG o CNH, lá fora a história é outra. Com exceção dos hermanos da América do Sul, para viajar para qualquer outro país do mundo é necessário ter um passaporte válido (alguns países até requerem que o mesmo tenha pelo seis meses antes da data de expiração para permitir sua entrada no território).

 

Equivalente a nossa carteira de identidade, o processo para tirar passaporte Brasileiro é igualmente burocrático, embora seja relativamente rápido.

Para você que não tem nem idéia de por onde começar, vamos iniciar esse bate papo com uma informação muito importante – quais são os países para os quais só é preciso RG (máximo de 10 anos de emissão). São eles: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. As Guianas infelizmente não entraram para essa lista.

Importante! Note que a falta de exigência de passaporte é diferente da falta de exigência de visto. Veja aqui quais são os países que não requerem visto dos brasileiros.

Para o restante do mundo, o passaporte brasileiro é um requerimento obrigatório.

passaporte Brasileiro
Fonte: Agência Brasil “Publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil exceto quando especificado em contrário e nos conteúdos replicados de outras fontes.”

 

Vamos ao passo a passo para tirar passaporte brasileiro?

Passo 1 – A emissão do passaporte no Brasil é feita somente pela Polícia Federal. Então a primeira coisa que você precisa fazer é entrar no site oficial e verificar a lista da documentação atualizada que você irá precisar para tirar o passaporte.

Passo 2Agora é só começar a preencher o cadastro. Note que se você tiver alterado o seu nome por qualquer motivo, inclusive por matrimônio, você precisará preencher com os dados de acordo com seu documento atual. Não vale ter o nome de solteira em um documento e o de casada em outro, ok?

Passo 3 Faça um double check de todas as informações que você preencheu, afinal seu passaporte será emitido conforme o que você colocou lá no site. E, aliás, tudo será conferido com os documentos oficiais no dia da emissão, então evite perder tempo por errinhos de falta de atenção.

Passo 4 Depois de preencher todos os passos, clique em “gerar protocolo”. Em seguida, clique em “gerar GRU” (Guia de Recolhimento da União), um boleto no no valor de R$257,25 (sujeito a alteração) que você precisará pagar antes de dar prosseguimento com o agendamento no site.

Passo 5 – Boleto pago? Beleza, agora é hora de retornar ao site para agendar sua visita ao posto da Polícia Federal mais próximo de você.

Passo 6 – No dia agendado, compareça ao posto munido de todos os documentos e do comprovante de pagamento da GRU, ok? Ah, certifique-se de dar uma ajeitada no visual para sair bem na foto.

Viu como é fácil? Não há nenhum segredo para tirar o passaporte brasileiro. É fácil, rápido e indolor.

Apenas fique atento que devido a alta demanda, recomenda-se que o requerente dê início ao processo de emissão do passaporte com pelo menos 90 dias de antecedência antes da data programada da viagem. Se o destino que será visitado exigir visto então, comece o quanto antes para que você não precise fazer tudo correndo e não coloque sua viagem em risco por causa de atrasos ou imprevistos.

Outras Informações

  • A entrega do passaporte é feita em até 6 dias úteis após a emissão do mesmo.
  • É obrigatória a presença do requerente no dia da emissão do passaporte, mesmo para os menores de idade.
  • A validade do documento é de 10 anos. Após esse período, é necessário solicitar a emissão de um novo passaporte (não esqueça que, como comentamos acima, alguns países exigem pelo menos 6 meses de validade no passaporte para emissão do visto).
  • A validade do passaporte varia para menores de idade: crianças de 1 ano tem passaportes com validade de 1 ano; crianças de 1 a 2 anos tem passaportes com validade de 2 anos; crianças de 2 a 3 anos tem passaportes com validade de 3 anos; crianças de 3 a 4 anos tem passaportes com validade de 4 anos; crianças de 4 a 18 anos tem passaportes com validade de 5 anos.
  • É uma das exigências para emissão do passaporte brasileiro que você esteja em dia com a Justiça Eleitoral. Portanto, você precisará apresentar os comprovantes de que votou nas últimas eleições ou uma declaração de comprovação do fato.

Uma das novidades do novo modelo de passaporte do Brasil é que ele conta com um chip de identificação, o que faz com que você consiga valida-lo sozinho na máquina na hora de passar na imigração de alguns aeroportos. O que ajudou e muito a diminuir as filas!

Pronto, agora você já sabe como tirar passaporte brasileiro sem dúvidas.

intercâmbio em uma entrevista de emprego after the plane
Up Next:

Como usar sua viagem de intercâmbio a seu favor durante uma entrevista de emprego

Como usar sua viagem de intercâmbio a seu favor durante uma entrevista de emprego