Namoro a distância durante o intercâmbio

Namoro a distância durante o intercâmbio

Viver uma experiência fora aprendendo uma nova cultura e aperfeiçoando um idioma é sem dúvida uma oportunidade incrível. Mas tomar a decisão de fazer um intercâmbio, ficar longe das pessoas que você mais gosta também é uma situação delicada. E quando você namora então? O que fazer? Será que vale a pena um namoro a distância durante o intercâmbio?

 

É claro que hoje as formas de comunicação melhoraram muito e programas como Skype, whatsapp e até o Facebook ajudam um pouquinho a matar a saudade de amigos e familiares quando estamos longe. Mas esse tipo de relacionamento é mais fácil de administrar quando se está longe. A gente viaja e não importa se vamos passar dois dias ou dois anos fora, mas sempre temos a certeza de que nossos pais estarão esperando por nós quando voltarmos. A mesma regra é válida para os amigos. Principalmente as amizades verdadeiras, elas não acabam com a distância nem com o tempo.

A situação se complica bastante quando precisamos encarar um namoro a distância durante o intercâmbio. Como contar para o parceiro ou parceira que você está praticamente indo embora por um tempo? Será que é certo pedir para ele esperar por você? Será que não é uma forma meio egoísta de lidar com a situação?

Namoro a distância durante o intercâmbio

 

Como encarar a situação de Namoro a distância durante o intercâmbio?

Quando a oportunidade de um intercâmbio aparece, não se pode desperdiçar. Mas é preciso que haja uma conversa sincera de ambas as partes para se chegar a um acordo legal. Até porque, nem sempre o casal consegue fazer o intercâmbio juntos, porque apesar do relacionamento, as realidades e rotinas são diferentes e isso precisa ser encarado com muita seriedade.

Se o casal tem a sorte de programar o intercâmbio juntos, e decidem encarar essa aventura unidos, tudo vira uma maravilha. Até porque, além de estudarem juntos, vocês terão uma nova oportunidade de fazer coisas diferentes, de descobrirem novas experiências e até ficarem ainda mais apaixonados durante a viagem.

O problema mesmo é quando somente um vai viajar. Se este é o seu caso, saiba dosar e analisar bem a situação e tente se colocar no lugar do outro, por mais difícil que isso seja. Vamos supor que se fosse o contrário, que o seu companheiro estivesse indo para bem longe para fazer um intercâmbio de um ano. O que você faria?

Você aceitaria viver um relacionamento a distância, sabendo o quanto isso pode ser difícil? Não é fácil administrar a saudade, deixar de fazer as coisas que costumavam fazer juntos, tudo isso precisa ser encarado de forma amadurecida, sem egoísmo.

Além deste texto, temos outro aqui no After the Plane que fala sobre o sentimento que temos ao deixar tudo para trás em um intercambio em Como fica o que deixamos para trás em um intercâmbio?

Vale a pena esperar?

Essa é uma pergunta quase que universal sobre namoro a distância durante o intercâmbio, será que vale a pena? A pessoa que vai fazer um intercâmbio precisa estar com a cabeça tranquila e inspirado para aprender e viver de forma plena no outro país. De nada adianta viajar e ficar preocupado com o namorado ou namorada que ficou por aqui. Concorda que seria um desperdício de dinheiro e energia?

Já conversou com o parceiro e realmente ele não pode ir com você? Então, encare isso como uma oportunidade única que certamente não vai aparecer muitas vezes na sua vida. Fora isso, o tempo anda cada vez correndo mais rápido e a gente não pode deixar determinadas chances passarem assim.

Conversem entre si, mas precisa ser uma conversa muito séria sobre o namoro de vocês. Se ambos já concordarem, sem sombra de dúvidas que conseguem administrar bem um namoro à distância durante o intercâmbio, ótimo. Vocês poderão conversar pela internet, enviar fotos um para o outro e, principalmente, a pessoa que for ficar por aqui, precisa apoiar e compreender que se trata de uma grande oportunidade de crescimento profissional que o seu namorado ou namorada terá. Sendo assim, não deve criar outros tipos de preocupação que podem prejudicar o rendimento durante o intercâmbio.

Agora, se existir uma dúvida sobre se o namoro a distância durante o intercâmbio, vale ou não a pena, cabe a pessoa que for viajar deixar o outro livre para escolher. A não ser que você mesmo não queira continuar o namoro dessa forma. Então, seja honesto e muito sincero com seu parceiro e diga que prefere que terminem o namoro para que não haja maiores problemas enquanto você estiver fora. Não é uma situação fácil realmente, mas só cabe a vocês dois decidirem.

Para os casais mais corajosos e decididos que escolherem terminar o namoro, resta encarar uma nova vida que ambos acabam de ganhar. Apesar da dor do término de um relacionamento, toda fase na vida precisa ser encarada como oportunidades e chances para se perseguir outros sonhos. Por isso, não desanimem! Esse começo certamente vai ser muito difícil, mas ambos vão superar essa fase e, quem sabe até o namoro não seja retomado na volta do intercâmbio.

O site descubra o mundo tem um texto sobre namoro e o intercâmbio. Pra não ficar só na minha opinião, da uma lida aqui.

Afinal, a vida é esse movimento meio sem controle, onde decisões precisam ser tomadas. Agora cabe a você decidir se namoro a distância durante o intercâmbio vale ou não a pena.

comidas típicas da Irlanda
Up Next:

6 comidas típicas da Irlanda

6 comidas típicas da Irlanda