Por que morar no Canadá é uma boa escolha?

Por que morar no Canadá é uma boa escolha?

Por que morar no Canadá é uma boa escolha?

Que tal começar o ano novo mudando o rumo da sua vida? Morar no Canadá, por que não? Tirar seu visto canadense e passar o verão por lá (Canadá não é frio o ano inteiro J) não seria má ideia, não é mesmo?

Então se prepare, na série Brasileiros no Canadá, aí vou eu, você vai encontrar tudo (e mais um pouco) do que precisa saber para mudar sua vida, morar no Canadá e se tornar mais um brasileiro nesse mundão de Deus. Tá pronto?

Quem nunca ficou enjoado da rotina do dia a dia e se perguntou como mudar de vida? Muitas pessoas enxergam no intercâmbio a possibilidade para essa mudança. Existe, literalmente, um mundo de oportunidades a sua frente e o Canadá acaba sendo um dos queridinhos quando o assunto é morar fora.

Três das melhores cidades do mundo para se viver são canadenses

O  The Economist Intelligence Unit’s Global Liveability todo ano realiza um estudo com 140 cidades espalhadas pelo mundo, considerando: criminalidade, índices de conflito e fatores como qualidade na educação, saúde e transporte.

Não fica difícil morar no Canadá quando 2 ou 3 de suas cidades sempre estão no top 10 das melhores. Esse ano foi a vez de Calgary ficar em 5º lugar, Toronto levou a quarta posição e morar em Vancouver é ter o gostinho da medalha de bronze. Três cidades entre as 5 melhores não é para qualquer um! Bora tirar agora o visto canadense?!

Trabalhando no Canadá

Muita gente prefere morar no Canadá pois tem a possiblidade de trabalhar dentro da sua profissão. Antigamente era possível trabalhar no Canadá se matriculando em cursos de idiomas. Isso tornava a experiência internacional mais acessível, mas não necessariamente dentro da sua área de trabalho.

Hoje em dia não dá para trabalhar no Canadá apenas com cursos de inglês (nem francês). Já com cursos universitários e de pós-graduação a história muda. É possível morar no Canadá durante a graduação ou pós-graduação. Você pode solicitar uma permissão de trabalho durante seu curso, e tem a possibilidade de trabalhar por até 20 horas semanais, (remuneradas) na sua área.

Vai depender apenas de você saber aproveitar essa oportunidade. Fazer contatos, aprender bastante, se habituar a trabalhar em um novo idioma, para posteriormente aplicar para a residência permanente. (Abordaremos os detalhes de cada visto no decorrer da série).

A diversidade ajuda na hora de morar no Canadá

Toronto
Toronto

Toronto, principal destino de muitos estudantes, tem metade de sua população nascida fora do Canadá. Se não é a cidade mais multicultural do mundo, está perto de se tornar.

São mais de 200 grupos étnicos espalhados pela cidade. Visitar Toronto, é andar pelos bairros Greektown, Litte India, Litte Italy, Chinatown (os chineses estão no mundo todo) entre muitos outros que representam grupos de imigrantes.

Decidir morar no Canadá, especialmente se for em Toronto, ajuda muito na hora de se adaptar. A população já está acostumada com a diversidade, você não será a única pessoa que “não é dali”, não se preocupe. Metade dos habitantes de Toronto estão no mesmo barco que você.

Morei com um canadense “da gema” enquanto estive na Austrália, parte da família dele era holandesa, um de seus melhores amigos em Toronto era brasileiro e sua ex-namorada era alemã. Quer pessoa mais diversa que essa?

Facilidade com o idioma

Parece meio maluco quando se fala em facilidade com o idioma, afinal, o idioma é o santo inglês do mesmo jeito! Muitos estudantes de primeira viagem (me incluo nessa lista) vão morar no Canadá para aprender inglês pela facilidade de adaptação ao sotaque, que é pouco menos carregado, com a pronuncia mais clara e sem muitos vícios de linguagem.

Além do que, eles já estão mega acostumados com pessoas estrangeiras morando por lá. Já deu tempo de treinar os ouvidos para um inglês que não é nativo, fique tranquilo, os canadenses vão te entender.

A galera acaba optando por intercâmbio no Canadá por isso e também pela afinidade com o que se conhece mundialmente de lá (atores, músicas, filmes e etc.)

Só uma historinha para ilustrar como os sotaques tem o poder de deixar nossa cabeça maluca: quem nunca ouviu falar do temido sotaque irlandês? Uma vez na Irlanda um amigo que fiz viajando (ele era americano) me perguntou se eu tinha entendido o que o irlandês do hostel falou, eu fiquei mega feliz, porque se eles que falam o mesmo idioma não se entenderam, eu, que não entendi bulhufas, estava no lucro!!

Esses são apenas alguns dos motivos para ir morar no Canadá e se tornar mais um brasileiro pelo mundo. Fique ligado na série, vamos falar sobre como mudar de vida em um intercâmbio no Canadá, compartilhando dicas, passo a passo, curiosidades e dúvidas por quem já passou por isso e sabe como é viver cada estágio de uma grande mudança na pele.

Até mais!

 

Vale a pena fazer intercambio
Up Next:

Vale à pena fazer Intercâmbio na Irlanda? Descubra

Vale à pena fazer Intercâmbio na Irlanda? Descubra