8 motivos para fazer um intercâmbio antes dos 30

8 motivos para fazer um intercâmbio antes dos 30

Fazer um intercâmbio no exterior é um sonho que começa na adolescência para muita gente. É uma oportunidade de alimentar uma paixão recém surgida por viagens, aprender um novo idioma ou mesmo fazer alguma coisa quando se está em uma idade que em que não se sabe o que se quer fazer.

O fato é que nunca seja tarde demais para fazer um intercâmbio (você sabia que existem programas de estudo no exterior focando apenas na terceira idade? e o texto aqui no After the Plane sobre O Intercâmbio e a idade), mas existem algumas vantagens em se fazer um intercâmbio antes dos trinta.

 

Quer saber quais são? Vamos lá:

 

1 – Melhorar o seu currículo

Essa é uma grande preocupação quando se é jovem ainda. Afinal, muitas vezes você ainda não tem nenhuma (ou pouca) experiência no mercado de trabalho, que é um requisito fundamental para maioria das vagas – o que você logo irá descobrir, caso esteja nesse hiato pós colégio, pré faculdade.

Aqui, um intercâmbio no exterior se torna uma grande oportunidade para se aprender um novo idioma, aumentar sua bagagem cultural e até descolar um emprego na volta em uma agencia de intercâmbio. Viu, só? Vantagens!

2 – Facilidade para fazer amigos

Não é que você vá virar um ermitão após os trinta, mas se você já está chegando perto dessa idade, provavelmente já notou que você tende a sair menos para baladas, festas e etc, e valorizar mais noites de maratona na Netflix com os amigos, não?

Então aproveite sua tenra idade para fazer um intercâmbio, já que você irá encontrar muitos outros jovens cheios de energia querendo curtir a night do destino e você terá muito mais pique para acompanhar. Afinal, não há meio mais fácil de fazer novos amigos do que ao redor de uma garrafa de cerveja, não é?

3 – #PartiuMochilão

Estudar no exterior é também uma grande oportunidade para viajar. Viajar pode ser também um hobby muito caro, como você provavelmente já deve ter descoberto a essa altura. Logo, se você quiser emendar uma viagem ao seu período de intercâmbio, é melhor adotar o estilo mochileiro para gastar pouco.

Prepare-se para se hospedar em hostels, apelar para o couchsurfing, pernoitar em trens ou aeroportos… Tudo o que for preciso para esticar a grana por mais uma semana.intercambio antes dos 30

4 – Você (talvez?) ainda não está casado

Então, você não encontrou sua alma gêmea? Grande oportunidade para participar de um intercâmbio no exterior!

Mas, se você não faz o gênero romântico, vamos às vantagens práticas: você ainda não tem uma família que dependa de ti, provavelmente não tem parcela do microondas/geladeira para cair na sua conta no fim do mês, não precisa pagar IPTU do apartamento novo, não tem gato/cachorro/periquito esperando sua volta… A falta de responsabilidades mais a óbvia vantagem financeira fazem desse um período ideal para apostar em um intercâmbio de longo prazo.

5 – Início de carreira

Se entrar no mercado de trabalho é uma coisa complicada, felizmente existe uma grande flexibilidade para mudanças enquanto se está em início de carreira. Fala aí, quantos de seus amigos estão trabalhando na área que se formou?

A verdade é que enquanto antes dos trinta largar o emprego por um ano para estudar na Europa ainda é visto como um investimento profissional, fazer isso depois dos trinta vai parecer para alguns um sinal de excentricidade… Crise dos 30… Loucura total. Afinal, para a sociedade dos dias de hoje, espera-se que nessa idade você já tenha “amadurecido” o suficiente para ter um emprego fixo, carreira estável e uma poupança na previdência privada.

6 – Economizar! Economizar! Economizar!

Já falamos mais acima sobre as maravilhas de se fazer um mochilão mais acima, né? Prepare-se para muitos quartos compartilhados, banheiros compartilhados, perrengues compartilhados…

E se você pretende economizar, existe um fato muito óbvio para você correr e fazer um intercâmbio agora: as coisas ficam mais caras com o passar do tempo! (Ei, você lembra quando o dólar era apenas R$2?)

A verdade é que se você vai fazer seu intercâmbio através de uma agência, considere que todo ano o preço daquela cotação que o consultor te passou irá aumentar. Então, quanto mais você adiar esse sonho, mais caro ele pode ficar.

7 – Conheça a AIESEC

Você já ouviu falar da AIESEC? Ela é uma importante e popular organização feita de jovens para jovens que te ajuda a encontrar trabalho no exterior. Por que para jovens? Porque a idade limite para se inscrever no programa é 28 anos. Então bora lá fuçar as regras do programa!

8 – Saia da sua zona de conforto

Se todas as vantagens acima não foram suficientes para te incentivar a fazer um intercâmbio, então faça apenas nem que seja para sair da sua zona de conforto!

Viajar te dá a oportunidade de amadurecer, de ganhar confiança e habilidade para resolver problemas, tolerância e empatia para com as diferenças culturais entre nós e os outros e principalmente, te deixa mais feliz! E, afinal, não é isso que queremos da vida?

irlanda pontos turisticos
Up Next:

O que fazer na Irlanda: Pontos turisticos para tirar uma selfie

O que fazer na Irlanda: Pontos turisticos para tirar uma selfie