Estudar no Canadá, o que é melhor para mim?

Estudar no Canadá, o que é melhor para mim?

Estudar no Canadá, o que é melhor para mim?

Estudar no Canadá é o sonho de muita gente, mas não deveria ser sonho e sim objetivo! Muitos ainda acham que morar fora é impossível, ou que para isso é preciso ser rico, ter nascido em berço de ouro ou coisas do tipo.

Errado! Estudar no Canadá requer bastante planejamento e foco! A questão financeira também interfere, claro, mas não é nada de outro mundo. Estudar administração no Brasil, dependendo da Universidade), pode te custar praticamente a mesma coisa do que uma especialização no Canadá, por exemplo.

Então vamos lá, o que eu preciso para poder estudar no Canadá AGORA?

Saber o que quer para não errar

A gente já disse na série , que saber o que quer é essencial, mas isso é meio obvio, não é mesmo? Mas por incrível que pareça, já encontrei vários brasileiros perdidos por esse mundão, só gastando dinheiro e tempo, sem ter um objetivo concreto.

É super necessário fazer uma reflexão interna, aquela entrevista consigo mesmo para pontuar quais são os seus objetivos e expectativas. Por que você quer ir ao Canadá? Melhorar o inglês e se tornar mais competitivo na sua área de trabalho no Brasil? Fazer uma especialização em terras canadenses para no futuro tentar uma imigração? Para resumir, você quer estudar no Canadá e voltar para sua casa e família ou quer ficar por lá para construir sua vida?

Perguntas como essas são as primeiras que devemos nos fazer, sabe por que? Para poupar tempo e dinheiro. Muita gente quer ir morar no Canadá, mas às vezes começam de forma errada, pulando etapas importantes do processo por falta de planejamento e ansiedade.

Você viu no texto passado, que fazer curso de idiomas não te dá direito a trabalhar, nem de pedir residência permanente. Uma das formas de se começar o processo de imigração é fazendo graduação, especialização ou pós-graduação no país.

Para isso seu nível de inglês terá que ser bom e você deverá ter uma boa classificação nos exames de proficiência como o IELTS e TOEFL (depende de cada universidade). Quer morar no Canadá para brasileiros? Já está estudando? Você não precisa esperar ter tempo e dinheiro para fazer um intercâmbio para o Canadá para então começar a estudar inglês. Se adiante, conhecimento nunca é demais.

Então é difícil estudar no Canadá?

Difícil não é, mas requer planejamento e comprometimento. Seu sonho é morar no Canadá? Então comece a estudar inglês para ontem, não espere ter dinheiro e tempo para fazer um intercâmbio. Comece a aprender para se tornar um dos brasileiros no Canadá!

Seu objetivo é aprender ou melhorar o inglês para voltar ao Brasil com experiência internacional e se tornar mais competitivo do mercado de trabalho? Perfeito, morar no Canadá através de um programa de intercâmbio com idioma é exatamente o que você precisa.

Agora, se sua meta é estudar no Canadá para poder imigrar posteriormente, é bom você começar a pensar em cursos de graduação, pós-graduação ou especialização na sua área. O intercâmbio com curso de inglês para você terá outra finalidade, te ajudar a conseguir uma boa nota nos exames (link erros inglês interno) que a gente comentou acima e conhecer o país de perto para saber onde está amarrando o seu bode né.

Estou decidido a ir para ficar, por onde começo?

Se depois daquelas perguntinhas básicas você reconheceu que seu objetivo é estudar no Canadá para posteriormente tentar a residência permanente, parabéns, não é todo mundo que sabe o que quer!

Antes do seu intercâmbio é importante saber como as coisas funcionam por lá. O ensino universitário é um pouco diferente do que conhecemos no Brasil. Os estudantes que concluem o ensino médio têm a opção de seguir para a universidade (University), que tem cursos de 3 a 4 anos. Também existe a College ou Diploma, que geralmente são cursos mais técnicos e de menor duração, 1 e 2 anos. Para ambos é possível pedir a permissão de trabalho no país.

Durante o período do curso você pode trabalhar por até 20 horas semanais e durante as férias período integral (40 horas). Terminado o curso, é possível solicitar o Post Graduate Work Permit (PGWP), que possibilita sua estadia no país por igual período ao do curso. Por exemplo, caso tenha estudado por 2 anos, terá direito a mais 2 anos para ficar no país trabalhando. Legal né?

Lembra lá no começo do post que falamos sobre saber o que quer e ter foco? Viu o porquê? Às vezes você quer uma coisa, mas começa pelo lugar errado. Por isso se informar e pesquisar tudo é muito importante antes de tomar qualquer decisão.

Quer saber mais? No próximo post você vai conferir mais detalhes importantes e dicas sobre estudar no Canadá. Vamos te mostrar como fazer parte do Canadá para brasileiros 🙂

Até mais!

visto canadense
Up Next:

Qual o melhor tipo de visto canadense?

Qual o melhor tipo de visto canadense?