Fazer ou não fazer curso de inglês no Canadá?

Fazer ou não fazer curso de inglês no Canadá?

Fazer ou não fazer curso de inglês no Canadá?

Aprender o segundo idioma não é das coisas mais fáceis da vida. Leva tempo, exige dedicação e muito trabalho. As vezes pela falta de paciência em acompanhar o progresso no Brasil, muitos estudantes optam por cursos de inglês no Canadá, na Irlanda, e Austrália e assim por diante.

Quando se está inserido em uma cultura onde o idioma é diferente do seu, o aprendizado é desenvolvido a cada minuto. A necessidade de comunicação nos faz quebrar barreiras e sair da nossa zona de conforto. Fazer um curso de inglês no Canadá ou outro país, faz com que o processo de aprendizagem acelere bastante.

Já falamos aqui na série Brasileiros no Canadá, aí vou eu que se você quiser imigrar para o Canadá e ser residente do país é necessário ter um bom nível de inglês. Não só isso, hoje em dia várias empresas apreciam candidatos que falem inglês na hora de selecionar para vagas de emprego.

Mas por que eu tenho que falar inglês se eu quero morar no Brasil? Saber inglês não é sinônimo de morar fora, mas sim de conhecimento. Como já dizia uma amiga professora “ falar inglês para ser livre”. Alguém que quer entender aquela piada da série preferida, que quer saber o que está cantando, enfim, não quer que a língua seja limite para nada.

As pessoas acham que para fazer intercâmbio é preciso muito dinheiro e tempo. Na verdade, o mais importante aqui é a vontade e determinação em correr atrás dos seus objetivos. Existem cursos de inglês no Canadá com duração de 2 ou 3 semanas. Dar aquele up no seu inglês é mais fácil do que você imagina.

Escolas para fazer curso de inglês no Canadá

Decidir fazer ou não estudar fora já é o primeiro passo, o segundo é decidir qual escola escolher. Sabe aquele ditado que quem faz a escola é o aluno? Em um curso de inglês no Canadá isso também é válido.

Tem dúvidas se é possível aprender inglês em um intercâmbio de 1 mês? Essa é a dúvida de muita gente, confira aqui no post o que falamos sobre isso!

Ter um nível de inglês razoável ao sair do país também é algo que conta bastante na hora do aproveitamento do curso, mas que muitas pessoas (conheci muitos assim) não dão tanta importância.

Na escola onde eu estudei, no primeiro dia de “aula” eles reuniram todos os matriculados em auditórios estilo filme americano e aplicaram uma prova em todos, para saber o nível de inglês de cada um. Passada essa fase, aos poucos éramos chamados para realizar uma prova oral.

No final da avaliação oral o professor diz qual nível você se enquadra e te mostra as opções de matéria que você pode escolher.

Conheci pessoas que tinham um nível baixo no idioma e que reclamaram da escola pois as aulas de gramática eram muito chatas. Em compensação não tinham o nível adequado para as aulas de apresentação, conversação ou cinema que eram mais divertidas.

Se você vai fazer um curso de inglês no Canadá com um nível básico no idioma, tenha em mente uma coisa: você vai ter que sentar e estudar do mesmo jeito que todo mundo faz estudando no Brasil. Não tem como fugir!

Estudar no Canadá acelera bastante o seu desenvolvimento, mas não faz milagres e a dedicação é muito importante.

Alguns cursos e valores atuais no mercado:

Connect School of Languages em Toronto

Valor estimado para curso em: 4 semanas de curso + 4 semanas de acomodação + café da manhã e jantar, não inclui passagens aéreas: aproximadamente R$6.500,00.

ALI – Academie Linguistique Intl.em Montreal  

Valor estimado para curso de inglês ou francês em: 4 semanas de curso + 4 semanas de acomodação + café da manhã e jantar, não inclui passagens aéreas: aproximadamente R$5.500,00.

Converse com o seu consultor de viagem sobre a possibilidade de você mesmo encontrar sua acomodação. Curso de inglês no Canadá de até 6 meses é exigido apenas visto de turista. Para a imigração não faz muita diferença se você vai ficar numa casa de família (geralmente mais caro) ou num hostel/ airbnb.

Outra coisa que pode ser alterada é a duração no curso. As escolas têm opções de curso de inglês no Canadá a partir de 2 semanas. Uma sugestão para economizar um pouco seria fazer um curso de 3 semanas e a última semana você tem livre para viajar pelo país.

Dicas para fazer curso de inglês no Canadá que ninguém te conta!

Tem coisas que a gente só aprende na prática. Tente escolher escolas que não tenham muitos brasileiros. Sabe por que? As suas dificuldades provavelmente são iguais as deles , então não tem nenhuma troca que acrescente e na hora dos intervalos, e passeios é natural que vocês fiquem juntos e aí aquela panelinha brasileira começa a se formar: FUJA DISSO!

Outra coisa que aprendi fazendo curso de inglês no Canadá foi que passar horas e horas na escola não necessariamente significaram que eu estava ficando fluente. Em contrapartida, pedir informação na rua, sair para comer e fazer amigos de outros países no hostel, tudo isso somava bastante com o que eu aprendia na escola.

Tudo pronto para turbinar o seu inglês e ir de vez morar no Canadá? Não perca o próximo capítulo da série, vamos falar de imigração para o Canadá.

Até mais!

brasileiros no canada
Up Next:

Como se tornar um dos brasileiros no Canadá estudando no país?

Como se tornar um dos brasileiros no Canadá estudando no país?