Como comprar passagem barata? 7 Dicas que ninguém te conta!

Como comprar passagem barata? 7 Dicas que ninguém te conta!

Como comprar passagem barata? 7 Dicas que ninguém te conta!

Se você já planejou uma viagem internacional antes, provavelmente já sabe que a passagem aérea é um dos maiores custos de uma viagem, certo? (Se você ainda é noob na arte de montar um roteiro, veja aqui 10 passos para planejar a viagem perfeita). E comprar passagem barata uma das maiores dúvidas nesta etapa da sua viagem.

No entanto, existem algumas dicas fenomenais que pouca gente sabe e menos ainda aplica na hora de comprar a passagem aérea.

Esteja você às vésperas de sair de férias ou lendo esse artigo por pura curiosidade, não deixe de salvá-lo em seus favoritos para quando precisar – afinal, não importa se o dólar dispara como um foguete ou se a economia (e a política) despencam pro fundo do poço, as pessoas não deixam de viajar nunca. Nunca.

dicas passagem aerea

Dica 1 – A passagem mais barata é aquela que você não paga (quase) nada

Qual a forma de comprar passagem aérea mais barata que existe? Aquela que é comprada com milhas aéreas.

Milhas aéreas, caso você nunca tenha visto mais gorda, é um benefício concedido pelas cias aéreas a seus clientes de forma a fidelizá-los. Para isso, você consegue acumular esses pontos a cada voo que você pega ou através de empresas parceiras das cias aéreas, por exemplo usando seu cartão de crédito, abastecendo seu carro nos Postos Ipiranga, fazendo compras em alguns e-commerces na internet… Há dezenas de opções.

Quando você consegue acumular pontos suficientes, basta trocá-los por passagens para o destino de sua preferência.

Pronto, você não precisou gastar praticamente nada pela passagem, apenas as taxas de embarque.

Dica 2 – Estudante (as vezes!) compra passagem com desconto!

Sim, você leu certo. É possível para estudantes comprarem passagem aérea com desconto! E esse é um dos segredos mais bem escondidos do mundo das passagens aéreas. A verdade é que você vai precisar fazer uma carteirinha internacional de estudante, mas esse é um obstáculo menor na busca pela maior economia.

Caso você queira saber mais, o blog 360meridianos escreveu um excelente post sobre o assunto aqui.

Dica 3 – Escolha o melhor momento

Segundo a sabedoria popular que rola nos círculos ultra secretos da internet, via de regra você irá encontrar as melhores promoções para comprar passagem barata nacionais entre sexta à noite e domingo à noite e para destinos internacionais, entre 90 e 30 dias antes da data da partida escolhida.

Para ficar por dentro das melhores promoções de passagens áreas, não deixe de checar o famoso site Melhores Destinos, que inclusive conta com aplicativo para android e iOs que te envia notificações cada vez que sair uma nova promoção.

E por falar em melhor momento

Seja flexível com a data de partida! Dica de ouro pra comprar passagem barata.

Ok, eu reconheço que ás vezes temos escolhas limitadas, especialmente quando dependemos de chefe ou escola para agendar as férias. No entanto, quanto mais flexível você puder ser, maiores são as chances de você enxergar as diferenças abismais que existem entre preços de passagens com apenas alguns dias de distância entre uma e outra.

Ah, aliás, você sabia que voos com datas de saídas às terça-feiras são mais baratos que qualquer outro dia da semana? Sério. True story. Da próxima vez que você for simular a compra de um voo no site da cia aérea, faça o teste.

Dica 4 – Crie o hábito de limpar o cache do seu navegador

Conta-se por aí no meio digital, que as cias aéreas salvam as simulações de preços que você fez no site delas através dos cookies que elas implantam em seu computador (uma tática bastante comum que visa melhorar a velocidade da sua navegação). E a cada vez que você fizer uma nova pesquisa, elas irão te apresentar o mesmo preço que antes, mesmo que o preço da passagem já tenha caído.

Por isso, por via das dúvidas, limpe os cookies do seu navegador a cada vez que for realizar nova pesquisa!

Dica 5 – Mude o seu destino!

destino passagem aereaEssa frase pode até ter soado meio mística, mas ela esconde razões muito práticas na verdade.

Por exemplo, dia desses o Melhores Destinos subiu uma promoção de passagem Brasil / Frankfurt que custava apenas 25 mil pontos o trecho. Você sabe quanto custa normalmente o trecho Brasil / Europa? Entre 40 mil e 50 mil pontos.

Então, vamos dizer que Frankfurt não está no topo da sua lista de lugares para conhecer, mas Paris está lá em cima. Você sabia que Frankfurt está a apenas 4h de distancia de trem de Paris?

Abrir um atlas (ou o Google Maps) pode te ajudar e muito a economizar na hora da compra da passagem aérea – basta, como falamos mais acima, ter flexibilidade.

Dica 6 – Você já ouviu falar em cias low cost?

As cias aéreas low cost são particularmente famosas para quem quer viajar dentro da Europa, Ásia e até dos Estados Unidos. Mais uma vez… Você poderia ter comprado uma passagem Brasil / Frankfurt e pego um voo low cost a preço de banana para Veneza, por exemplo.

Os preços baixíssimo, aliás, são a principal atração desse tipo de cia e se você der sorte, pode até pegar promoções incríveis de passagens de menos de 20 euros para viajar pela Europa!

Dica 7 – Compare os preços antes de comprar sua passagem aérea!

Sabe aqueles folhetins de promoção de supermercado que às vezes aparece como que num passe de mágica no seu portão? Então, esse tipo de coisa também existe na internet. E são chamados de newsletter. Portanto, não deixe de cadastrar seu email nos sites das cias aéreas para receber as melhores promoções de passagens aéreas e últimas novidades da mesma.

Segundo, o Facebook é que nem aquela vizinha fofoqueira que sabe tudo o que acontece na vizinhança. Procure pelas comunidades relacionadas a passagens aéreas que sempre tem algum usuário bom samaritano postando alguma dica ou promoção de última hora.

Por último e não menos importante, facilite sua vida e utilize os sites comparadores de preços para encontrar as melhores passagens para Europa e todo o mundo. Esses aqui são meus favoritos:

SkyscannerKayak e o Google Flights.

Esperamos que com este texto fique fácil comprar passagem barata, qualquer duvida ou outras sugestões mandem aqui nos comentários.

Edit: O Paulo Estimado, no facebook, acrescentou este comentário e dica:
Aqui tá resumindo quase tudo que eu faço e indico. Fora isso ao invés de limpar o cache use o modo de navegação anônima. No IE chama private mode no Chrome e Firefox é navegação anônima e basta apertar Ctrl + Shift + N para habilita-lo. Fora isso utilize o Skyscanner, Kayak e o pouco conhecido mas a base de quase todos os sites de busca de passagens aéreas o tripit. (esse site foi comprado pelo Google e o Google Flights funciona em cima dele e várias companhias aéreas menores utilizam os motores de busca dele. Traduzindo, o site é foda).

14-12-16 Texto atualizado
Como fazer uma mala de viagem
Up Next:

Como fazer uma mala de viagem

Como fazer uma mala de viagem