Como perder o medo de viajar e fazer o intercâmbio da minha vida?

Como perder o medo de viajar e fazer o intercâmbio da minha vida?

Como perder o medo de viajar e fazer o intercâmbio da minha vida?

Falamos bastante aqui na série Brasileiros no Canadá, aí vou eu, sobre a importância do idioma, como conseguir trabalhar no Canadá, entre vários outros assuntos. Imaginar como seria um intercâmbio é pensar em todos os desafios e dificuldades que vêm pela frente. O medo de viajar começa a então surgir e você se pergunta: vou ou não vou?

Sentir medo só é bom quando a gente assiste filme de terror no cinema, fora a isso não. A vida passa muito rápido, às vezes pelo medo da viagem e das incertezas que vêm com uma mudança, nós somos impedidos por nós mesmos de seguirmos em frente em busca dos nossos sonhos.

A maioria das pessoas temem qualquer tipo de mudança, seja de trabalho, de casa, de carro. A comodidade da zona de conforto é mais fácil de ser administrada e você já tem tudo sob controle. Várias dúvidas passam pela nossa cabeça antes do intercâmbio. Será que vou conseguir falar inglês? Será que vou fazer amigos? E se eu me perder? O que eu vou comer lá? Vou morar num lugar legal?

Essas e outras mil perguntas passam pela cabeça de todo mundo que tem aquele brilho nos olhos quando fala de um intercâmbio, mas o medo de viajar deixa qualquer um muito inseguro.

Veja aqui as 6 razões que atrapalham o início do seu intercâmbio

Como perder o medo de viajar?

Sentimos medo da viagem pois nos sentimos inseguros com o que pode acontecer durante e depois de uma grande mudança. Às vezes muita gente acha que quem larga tudo para fazer um intercâmbio são pessoas insensatas; não é bem assim. Na verdade, elas planejam seus objetivos no longo prazo e mantêm o foco.

Se você quer que seu medo de viajar seja menor que sua vontade de partir você terá que se planejar. Planejamento financeiro e profissional são essências para nos dar mais segurança na hora de qualquer mudança, fazendo com que nosso medo da viagem seja amenizado.

Dicas para perder o medo de viajar

  • Você não vai ficar sozinho! Esteja aberto para conhecer novas pessoas e ouvir novas histórias. Fique tranquilo que as amizades vão surgir com o tempo;
  • Liberte a pessoa mão de vaca que existe dentro de você e economize dinheiro, mesmo sem nem saber para quê! Ter um “pezinho de meia” nos dá mais segurança na hora de tomar qualquer decisão, ainda mais quando o assunto é fazer intercâmbio;
  • Whatsapp, Facebook, Skype e Viber facilitam muito a nossa vida na hora de matar a saudade da família e dos amigos. Então desapega um pouco e use e abuse da tecnologia para matar toda a saudade! Você prefere criar raízes ou asas?
  • Se prepare profissionalmente falando. Se ainda não fala inglês, trate de aprender para ontem, o medo de viajar caminha junto do A gente falou sobre fazer ou não fazer inglês no Canadá e dar aquele up no seu currículo e na sua vida.
  • Todo o lugar do mundo tem brasileiro, parece que somos meio que uma praga! Sempre tem aquela lojinha que vende pão de queijo e coxinha em algum lugar. Nós somos um povo que adora uma festa, não é verdade? Por isso o que não faltam são carnavais e festas juninas organizadas pelos brasileiros no Canadá, na Austrália e por aí vai…Você vai se adaptar rapidinho!
  • Será que eu vou arrumar um bom emprego depois de fazer intercâmbio? Antes de pensar no depois é bom pensarmos no durante. Já é sabido que o mercado de trabalho vê com bons olhos aqueles profissionais que possuam experiência internacional.

Mas além dos benefícios profissionais, coloque na balança os benefícios pessoais. Hoje em dia vivemos num mundo onde os bens materiais valem mais que experiências. Entretanto esquecemos que dessa vida não se leva nada, a não ser bons ou maus momentos, depende de como você decide escrever a sua história.

As pessoas hesitam em fazer intercâmbio com medo de como será quando voltarem, e acabam se arrependendo depois. Se arrependem de nunca saber como teria sido, se arrependem de não terem vivido o tão sonhado intercâmbio e de não terem histórias para contar.

O intercâmbio da sua vida só vai depender de você, do seu planejamento e da sua determinação. Se seu sonho é morar fora fazer faculdade no Canadá ou o que quer que seja, vá atrás dele. Chega de reclamar que nada muda na sua vida se você não faz nada para mudar!

Grandes mudanças não necessariamente começaram com grandes passos, mas uma coisa é certa: se você ficar parado, nada vai acontecer!

Perca o medo de viajar e não deixe a insegurança te prender na sua zona de conforto. Não é todo mundo que sabe lidar com o desconhecido, cada um tem suas prioridades, mas lidar com o arrependimento de não ter tentado deve ser mais difícil.

Até mais!

Cidades do Canadá para intercâmbio
Up Next:

Descubra as 6 melhores cidades do Canadá para intercâmbio

Descubra as 6 melhores cidades do Canadá para intercâmbio