Como se tornar um dos brasileiros no Canadá estudando no país?

Como se tornar um dos brasileiros no Canadá estudando no país?

Como se tornar um dos brasileiros no Canadá estudando no país?

Hoje em dia é cada vez mais comum conhecer ou saber de alguém que foi morar fora, não é verdade? Mais qualidade de vida, segurança e educação são alguns dos motivos que explicam a forte onda de brasileiros no Canadá nos últimos anos.

Muitas pessoas vão estudar, fazer pós-graduação ou especialização e acabam voltando apenas para visitar a família. Como conseguiram essa proeza? Como faço para entrar no time de no Canadá?

Estudar no país é um dos caminhos a se trilhar na hora de conseguir a tão sonhada residência e morar no Canadá. Você viu nosso último post onde falamos da importância de saber realmente quais são seus objetivos no país? Dá uma olhadinha que vai te ajudar!

Antes de começarmos a falar sobre faculdades e tipos de visto, faça o teste de elegibilidade no próprio site da imigração, é gratuito e a partir das suas informações você vai ver para qual visto canadense está apto a aplicar e já vai receber uma lista com as devidas instruções da própria imigração. Por falar nisso, já conhece o site da imigração do Canadá? Não? Pois faça dele um bom amigo a partir de agora, ele é bem completo e objetivo.

University ou College, eis a questão!

Muitos estudantes ficam na dúvida entre escolher University, College pública ou College privada.

Bem, vamos direto ao ponto, os cursos realizados em instituições públicas te dão a possibilidade de solicitar o Post Graduate Work Permit (PGWP), ou seja, depois de terminar os estudos você ainda pode ficar por período igual ao curso apenas para trabalhar no Canadá. Já com os cursos particulares não existe essa possibilidade.

Fazendo curso público ou particular você terá que pagar do mesmo jeito, mas ter a possiblidade de trabalhar depois que o curso terminar é a vantagem que faz toda a diferença.  O esquema de imigração funciona baseado em pontuação e a maioria dos brasileiros no Canadá acumularam pontos para conseguir a residência permanente.

Como funciona isso? Tudo que você faz no país faz com que acumule pontos com a imigração, então se você fizer faculdade terá pontos, se você trabalhar no país terá mais pontos e assim por diante.  O período que estudou e trabalhou influencia, se o trabalho foi na mesma empresa, enfim, tudo conta como mais ou menos pontos.

Logo, escolher uma instituição pública faz toda a diferença para se tornar um dos brasileiros no Canadá.

Hora de aplicar para a instituição

Para aplicar para o visto de estudante é necessário uma carta de aceitação de uma das instituições designadas pelo país, confira a lista aqui.  O primeiro passo é entrar em contato com a instituição, geralmente feito pela internet mesmo, apresentando o seu interesse no curso de sua escolha e a partir daí estar pronto para algumas burocracias básicas:

  • Tradução de documentos como histórico escolar e certificado de conclusão de ensino médio, ou diploma da faculdade caso esteja aplicando para uma pós ou especialização. Mas os brasileiros no Canadá que já passaram por esse processo sabem que não é qualquer tradução, tem que ser juramentada junto a um tradutor credenciado pelo Governo do Canadá.
  • Apresentar o teste de proficiência em inglês, normalmente o TOEFL ou IELTS. A nota mínima exigida vai depender de cada instituição, mas para se ter uma ideia, no IELTS geralmente a nota mínima é 6,5. Algumas instituições também podem exigir seu próprio teste, a desvantagem é ter que estar no Canadá para realizá-lo.
  • Esteja preparado para um “teste vocacional” com o curso, é comum as instituições aplicarem essa prova para constatar seu grau de afinidade com a área escolhida.
  • E a cereja do bolo: a entrevista de apresentação. As instituições geralmente realizam uma entrevista com o candidato, em inglês obviamente.

Outra coisa importante é se manter atento aos prazos. O ano letivo no Canadá começa em setembro e as universidades e colleges analisam pedidos de aplicação até março, normalmente. Correndo tudo bem, você receberá a carta de aceitação e pode dar início ao pedido do visto de estudante.

Quanto preciso para me tornar um dos brasileiros no Canadá?

Além da carta de aceitação da universidade, uma das exigências é comprovação de renda. Você terá que provar para o governo do Canadá que tem meios para se manter no país enquanto estuda. A quantia mínima exigida que vai precisar comprovar é de CAD 10.000,00 para 12 meses ou CAD 833,00 por mês.

Em Quebec é diferente e são CAD 11.000,00 por 12 meses ou CAD 917,00 por mês. Não adianta pegar dinheiro emprestado da família apenas para comprovar no extrato esses valores e depois devolver. Eles vão te pedir extratos dos últimos 4 meses entre outras coisas, não dá para dar o jeitinho brasileiro aqui gente. Quer se tornar um dos brasileiros no Canadá, não quer? Então comece a desapegar do nosso jeitinho brasileiro que as coisas lá fora não funcionam assim.

Gostou do post de hoje? Fique ligado nos próximos e descubra o Canadá para Brasileiros que já existe e não é um sonho impossível, basta querer!

Até mais!

Estudar no Canadá
Up Next:

Estudar no Canadá, o que é melhor para mim?

Estudar no Canadá, o que é melhor para mim?